Tradição Portuguesa

 

A Tradição Portuguesa é uma herança ímpar de bens culturais, costumes e tradições de um País com mais de 800 anos de história.

 

Do Minho ao Algarve, Açores e Madeira, Portugal tem um património cultural de excelência, resultado da mistura de várias influências.

Civilizações que povoaram o território, dos fenícios aos romanos, dos mouros às novas gerações, do oceano que nos alimenta e nos conduziu aos descobrimentos e ao intercâmbio com culturas de todo o mundo, do solo fértil ao clima ameno que nos tempera, a tradição portuguesa é um património para o mundo.

Gastronomia

A Tradição Portuguesa revela-se no sabor de uma gastronomia riquíssima directamente relacionada com as qualidades únicas dos produtos com que o solo e o mar a presenteiam e proporciona momentos deliciosos.

A Gastronomia Portuguesa tem referências mediterrânicas e atlânticas. O suporte da gastronomia do mediterrâneo, tem como base o pão, o azeite e o vinho, extensivo a todo o país, adicionando-se os produtos de origem hortícola e fruta fresca. Na tradição portuguesa gastronómica, os pratos e petiscos de carne, presuntos e enchidos tem uma particular relevância em todas as tradições regionais.

Por influência dos descobrimentos, a gastronomia portuguesa depressa passou a integrar o costume das especiarias e do açúcar, além de outros produtos, como a batata e o feijão, os quais passarem a ser considerados produtos essenciais.

Vinhos

A tradição portuguesa vinícola tem influências das várias civilizações que passaram por Portugal, como os fenícios, cartagineses e sobretudo os romanos.

A exportação vinícola portuguesa teve início durante o Império de Roma. As exportações contemporâneas tiveram o seu desenvolvimento com as trocas comerciais com o Reino Unido, depois da assinatura do tratado de Methuen, igualmente conhecido como Tratado dos Panos e Vinhos, assinado entre Portugal e a Grã-Bretanha, em 1703.

A qualidade e carácter exclusivo dos vinhos portugueses fazem de Portugal uma referência entre os principais países produtores, com uma posição destacada em crescimento, entre os dez principais produtores, com 4% do mercado mundial.

Artesanato

A tradição Portuguesa em artesanato é muito diversificada e valiosa. Região a região, os artesãos portugueses dão um novo cunho a materiais como a cerâmica, metais, vidros, tecidos,azulejos, entre outros.

De entre inúmeras áreas de artesanato existentes, podemos destacar as rendas e bordados, a fiação, a tecelagem, a cestaria, a tapeçaria, a cerâmica, a  joalharia, entre outras igualmente representativas da tradição portuguesa em artesanato.

Festas Populares e Romarias

As festas populares e romarias, são uma tradição Portuguesa bem enraizada no espírito colectivo de um povo, crente e folião, com um papel de cariz religioso e social.

Nas festas dos Santos Populares, seja o São João, São Pedro ou o Santo António, as ruas enchem-se de alegria e partilham-se danças e iguarias populares – marchas, sardinhas assadas no pão, com salada de pimentos , pregos ou bifanas.

As Romarias são festividades religiosas que se celebram em honra dos santos em várias regiões de Portugal. Vale bem a pena observar a procissão solene, os trajes e as figuras religiosas antes de participar na festa que se segue!

Depois de cumpridos os rituais devotos, há que dar largas às emoções e à alegria, num festim salutar e fraterno, com os familiares e amigos, cantando e dançando.

Arte e Cultura

A Tradição Portuguesa reflecte uma cultura muito sui generis grande parte resultado da permanência dos inúmeros povos que por aqui se estabeleceram.

O fado, o folclore, os azulejos, a literatura, a arte manuelina são algumas das manifestações e símbolos autênticos da Tradição Portuguesa e de contribuição para o Património Mundial.

Produtos Tradicionais

Os Produtos Tradicionais Portugueses cruzaram gerações e tocam-nos o coração. Muitos deles ainda mantêm as embalagens originais vintage, feitos pela forma tradicional. Alguns dos produtos que fazem parte da tradição portuguesa, são mundialmente reconhecidos como produtos com qualidade de excelência. De Norte a Sul de Portugal Continental, ilhas dos Açores e Madeira os produtos tradicionais portugueses adoçam-nos o paladar e lavam-nos a alma.

 

Créditos: Tradição Portuguesa