Ficar em casa não é sinônimo de ficar parado! Exercite-se! Existem milhares de pessoas que estão disponibilizando ideias de treino em seus perfis nas redes sociais.

Fazer exercícios traz benefícios para o corpo e para a mente. 

Diante da pandemia do novo coronavírus, quem se exercita regularmente em academias ficou sem ter aonde ir. Com o comércio fechado em muitas cidades, as academias também fecharam as portas temporariamente.

O exercício físico tem impacto positivo não só na saúde mental, mas também no sistema imunológico quando feito com intensidade moderada e duração inferior a 45 minutos, segundo estudo científico feito por pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

Alguns aplicativos podem ajudar a se manter ativo nesse período em que o distanciamento físico é recomendado por autoridades de saúde do mundo todo. Confira a seguir cinco aplicativos para você se exercitar em casa.

Os Apps são: 

.BTFit - Do grupo Bodytech, o BTFit traz treinos para fazer em casa ou na academia. Ele permite que você tenha instruções em vídeo e séries para fazer exercícios sem nenhum equipamento. O aplicativo também traz programas voltados à definição muscular, perda de gordura e prática de ioga.

.Seven - O Seven é um aplicativo para quem não gosta de passar muito tempo se exercitando em casa. Ele traz treinos com duração de apenas sete minutos. Com pouco intervalo entre as atividades, o treino é intenso e voltado à queima de gordura. Quem quiser aumentar o tamanho do desafio pode realizar a série mais de uma vez.

.Freeletics - O Freeletics é um aplicativo que se propõe a ser o seu companheiro de treino. Além de contar com séries de exercícios com vídeos que mostram a execução correta dos movimentos, o app tem um personal trainer virtual na sua versão paga (70 reais por três meses; 130 reais por seis meses; ou 160 reais por um ano). A versão gratuita oferece acesso completo a alguns treinos que podem ser realizados em casa sem nenhum equipamento (embora seja adequado ter um colchonete).

.Daily Yoga (Ioga Diária) - O Daily Yoga é o aplicativo de ioga mais popular para celulares. Ele oferece séries de exercícios guiadas por voz e com músicas relaxantes. A versão gratuita do app traz sessões de atividades simples para iniciantes. Quem desejar ter acesso a treinos intermediários ou avançados precisará escolher um dos planos pagos oferecidos pelo aplicativo, a partir de 20 reais ao mês).

.Madbarz - O MadBarz tem treinos para fazer em casa com curta ou média duração. Podem ser de cinco a 45 minutos de atividades para aumento de força, ganho de massa muscular ou queima de gordura. O aplicativo pode ser usado gratuitamente, mas a versão paga (82 reais por três meses) tem vários outros programas de exercícios. 

Além dos exercícios físicos você também pode meditar! Para quem nunca meditou é um desafio que trará inúmeros benefícios. Para quem já possui esse hábito, é hora de colocá-lo em prática.

A meditação é uma técnica para alcançar o equilíbrio interior. Ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e até mesmo a melhorar a qualidade do sono. Praticar a meditação pode ser um bom exercício neste período de isolamento.

Você não precisa sair de casa para aprender. Listamos aqui 3 apps que auxiliam na prática da meditação:

.Calm - O app conta com músicas de fundo relaxantes, histórias calmas e traz exercícios para respiração. Nas opções de meditação, é possível ouvir áudios com dicas sobre como dormir bem, se concentrar, acalmar a ansiedade, ser feliz e grato. A ferramenta é grátis para baixar e usar, mas alguns recursos são exclusivos da versão paga, que custa a partir de R$ 165 por ano.

.Headspace - Possui diversos pacotes, o primeiro, grátis para todo mundo, é o Take 10. Nele, você passa 10 dias meditando, ocupando apenas 10 minutos do seu dia. É bem simples e não custa tentar. Dê uma chance, e logo antes do pack terminar já terá certeza que seguirá com o treinamento. 

.Lojong - Lojong é uma palavra tibetana que significa “treinamento da mente”. ‘Lo’ significa mente e ‘jong’ treinamento ou cultivo. O objetivo da meditação é transformar a mente. Nós todos temos uma mente e todos podemos trabalhar com ela. Exercite o potencial da mente como relaxamento, atenção, foco e compaixão. Se considerarmos que o benefício da meditação é nos proporcionar uma nova experiência de mundo a cada momento de nossas vidas, então não parece exagero passar pelo menos vinte minutos por dia conhecendo melhor nossa mente e treinando-a para esse tipo de abertura.

Experimente nossas dicas e passe por este momento da melhor forma possível.

Fontes: 3dlabs / Exame / Techtudo