À frente da administração de três restaurantes da família, o empresário ainda encontra energia para presidir o Roteiro do Vinho de São Roque, que congrega 30 estabelecimentos

 

Ele se considera acelerado, aceleradíssimo. Não é pra menos. Aos 30 anos, Túlio Patto é um jovem empreendedor à frente de dois restaurantes de culinária portuguesa, o Vila Don Patto (São Roque) e Quinta do Patto (Vargem Grande Paulista), além do recém-inaugurado La Pasta Don Patto, que privilegia comida italiana. “Meu pai sempre quis ter uma casa portuguesa. Ele sempre amou a culinária e ele queria reviver as origens”, relata sobre o início do Vila Don Patto, que se tornou um complexo.


Aos 17 anos, Túlio já ajudava o pai na Vinícola Don Patto, também instalada em São Roque. “Desde o início, trabalhei com Administração e Vendas. Sou formado em Marketing, pela Faculdade de São Roque”. Aos 23, começou a trabalhar no Complexo Gastronômico e de Entretenimento Vila Don Patto e de lá para cá não parou mais. “Pensamos em expandir sempre”, diz.
O empresário também acumula a presidência do Roteiro do Vinho, de São Roque, que agrega mais de 30 estabelecimentos como vinícolas, adegas e restaurantes localizados na Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. “As ações são coordenadas em conjunto, com todos os Associados do Roteiro do Vinho, em Reuniões Bimestrais. Sempre buscamos ações para melhorar o Roteiro, atraindo mais turistas. O Roteiro existe há 15 anos, cinco deles oficiais”, explica Túlio.
Entre as ações, ele destaca um Passeio de Cicloturismo, realizado no ano passado, e a organização de uma Wine Runner, que deve ocorrer neste ano.
A Vila Don Patto, em São Roque fica na Estrada do Vinho, km 2,5 e funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, as sextas-feiras e sábados, das 9h às 23h e aos domingos e feriados, das 9h às 18h. Telefone (11) 4711-3001. A Quinta do Patto, de Vargem Grande Paulista, está na Av. Madagascar, 42 – Jardim Margarida. Mais informações (11) 4159-1409. A La Pasta Don Patto está localizado dentro do complexo Vila Don Patto.

 

Quem é Túlio Patto?

Comecei a trabalhar desde os 17 anos com meu pai, em sua Vinícola, na região de São Roque. Desde o início, trabalhei com Administração e Vendas. Sou formado em Marketing, pela Faculdade de São Roque. Aos 23, iniciei minha atuação no Complexo Gastronômico e de Entretenimento Vila Don Patto.

Já atuou à frente de outros empreendimentos?

Sim. Já cuidei do Varejo de Vinhos e uma Fábrica de Licor, que tínhamos na cidade.

A Quinta do Patto, em Vargem Grande Paulista, é a segunda casa do grupo. Popularizar a comida portuguesa é o objetivo?

A ideia não é popularizar, mas sim levar a comida portuguesa – em sua excelência - para outras regiões. Vamos manter o padrão. Vargem Grande, onde está o Quinta, não tem um apelo tão turístico quanto São Roque.


Como atrair público para o local?

É um desafio. Por lá, tem funcionado bastante bem o almoço executivo, durante a semana. Somos novidade na região. Vamos trabalhar para atrair mais e mais este público.


Quanto à Vila Don Patto, fale um pouco sobre o que o levou a abrir a casa e qual o espaço que ela ocupa hoje em São Roque?

A Vila Don Patto é um sonho do Sr. Julio Patto, meu pai. Ele sempre quis ter uma casa portuguesa. Ele sempre amou culinária e queria reviver as origens. Além disso, ele é apaixonado por cozinhar. Hoje em dia, o Complexo ocupa um espaço de 40.000 m² dentro de uma área de 320.000 m², que é da família.


Os chefs de suas casas são portugueses?As casas oferecem culinária tradicional e contemporânea?

Os chefs não são portugueses. São brasileiros. Oferecemos ambas, a tradicional e também a contemporânea. Gostamos de inovar e apostar no treinamento de equipe. Brasileiros e portugueses, por conta da colonização, são bastante próximos.


Vocês promovem eventos lusitanos para atrair público que aprecia a cultura portuguesa?

Uma vez por ano, trazemos o Roberto Leal, favorecendo a cultura portuguesa. Há sete anos que este show é um grande sucesso, com casa cheia e convites esgotados. Tudo acompanhado por um bom vinho, um bom bacalhau, regado a um bom azeite, como manda a cartilha lusitana do bem-viver.

Mesmo com a crise, o ramo alimentício sempre vem crescendo. A que se dá este crescimento?

Sim. Não só o ramo alimentício quanto o de Turismo. As pessoas saem de casa do mesmo modo. Todo mundo precisa de um final e semana de folga para distrair. Sinto que este crescimento está relacionado à busca de lugares com uma bela paisagem, curtir um lugar bonito, com uma infraestrutura que possa atendê-los.

Pretende abrir outros restaurantes na região, nos próximos anos?

Pensamos, sim, em expandir sempre. Recentemente, inauguramos o La Pasta Don Patto, um grande restaurante italiano dentro do complexo. E os planos são sempre de aumentar a Vila Don Patto, deixando-a sempre bem estruturada.

Você é presidente do Roteiro do Vinho, de São Roque, como é coordenar as ações?

As ações são coordenadas em conjunto, com todos os Associados do Roteiro do Vinho, em Reuniões Bimestrais. Sempre buscamos ações para melhorar o Roteiro, atraindo mais turistas. O Roteiro existe há 15 anos, cinco deles oficiais. Eu me candidatei a presidente e ganhei com ideias novas, conquistando assim o cargo. O mandato é de três anos, o meu acaba o ano que vem.

Quais são as ações do grupo?

Melhoria do fluxo, melhoria da apresentação, limpeza, sinalização, marketing, mídia digital, trazer novos associados, entre outras.

Há projetos futuros que vão turbinar ainda mais o roteiro?

Ano passado fizemos um Passeio de Cicloturismo.
Este ano estamos pensando em uma Wine Runner (Corrida do Vinho). Aguardem!
Um Portal e a melhoria do paisagismo também estão nos planos. Tudo isso para o público se sentir mais ‘aconchegado’ ao Roteiro do Vinho. Quem não gosta de passear em um lugar bonito, cheio de estrutura e oferta de lazer e gastronomia?

Quais são seus sonhos para o futuro?

Melhorar cada vez mais nosso empreendimento,crescer, inovar, trazer bem-estar aos nossos colaboradores e todos que me cercam.

Jogo Rápido

Perfil: Acelerado, aceleradíssimo! Um tantinho estressado, confesso. Gosto de resolver as coisas na hora. E trabalho com resultado imediato.
Idade: 30 anos
Religião: Católico
Um sonho: Ser bem-sucedido sempre; melhorar a vida das pessoas ao meu redor
Uma revolta: A política brasileira
Hobby: Carros
Estilo musical: Todos
Pessoa que admira: Meu Pai
Um prato: Bacalhau
Uma bebida: Vinho e uma vodka de vez em quando
Esporte: Automobilismo
Time de futebol: Palmeiras
Natural de: São Roque
Formação: Marketing
Estado Civil: Casado
Filho(s): A encomendar

Crédito: Diário da Região, 20 de junho de 2017.