Típica da culinária portuguesa, a alheira é um embutido defumado em formato de ferradura e cilíndrico, que tem em seu interior uma espécie de pasta formada por diversos tipos de carne, pão e condimentos. Uma das versões mais famosas é a alheira de Mirandela, que inclusive figura entre as 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

A alheira pode ser consumida grelhada ou assada e normalmente é acompanhada de batatas cozidas elegumes da época ou então com batatas fritas, arroz e ovo frito. Aqui no Brasil, em alguns bares, também costuma ser saboreada como aperitivo, quando é servida junto com fatias de pão.

Mas como surgiu a alheira portuguesa? A hipótese mais aceita e difundida é a de que ela foi inventada no final do século 15 por judeus que se instalaram no interior de Portugal depois de terem sido expulsos da Espanha pelos reis católicos. Lá, para não serem perseguidos pela Inquisição, teriam que fingir que consumiam normalmente carne de porco (animal proibido na religião judaica) e, por isso, criariam um tipo de chouriço apenas com outras carnes (vitela, coellho, peru, pato etc.) -e massa de pão, para dar consistência. A receita teria, então, conquistado o paladar dos cristãos, que depois incorporaram a carne de porco à versão original. 

Receita

Ingredientes:
1 cebola grande
1 frango grande
1 cabeça de porco desossada
1 quilo de músculo bovino
1 paio
1 gomo grande de linguiça de pernil
7 pães italianos médios
2 xícaras (sopa) de óleo
1 colher (sobremesa) de pimenta do reino moída na hora
1 colher (sobremesa) de pimenta dedo de moça moída
6 litros de água
Sal a gosto
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:
Cozinhe tudo junto (com exceção dos pães), colocando a linguiça e o paio por último.
Depois de cozido, retire a pele do frango e pique tudo na ponta da faca, ou seja, bem miudinho.
Corte os pães em quadradinhos com miolo e casca, junte-os com as carnes e vá adicionando a água aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Aqueça o óleo e frite alguns dentes de alho nele. Depois retire os dentes de alho, despeje o óleo sobre a "massa", que não pode ficar encharcada nem seca. Importante: embuta as tripas com a massa ainda quente.

Como defumar:
Em uma churrasqueira, coloque carvão e ateie fogo. Assim que a brasa ficar com cinzas por cima, pendure os gomos de alheiras. Deixe defumando de um dia para outro, sem acrescentar mais carvão.

Fonte: Portal do Mercadão

Créditos: Chef João Paulo Papandré Lemos