O Vinho e comida são como ímãs, pois de todas as maneiras buscam se unir. Claro que o gosto pessoal é soberano sobre qualquer regra, embora eu nunca tenha visto alguém tentando harmonizar uma simples pizza com uísque.

Os franceses usam o termo casamento para definir a harmonização e como em todo casamento bem sucedido cumplicidade, intensidade e equilíbrio fazem toda diferença.

O segredo da harmonização é simplificar!

Se você está pensado em fazer um jantar harmonizado ou um simples happy hour regado a vinho, para alguns amigos ou convidados, e não possui experiência. Não se preocupe. Seguindo algumas regrinhas básicas tudo sairá bem. 

Primeiro passo é organizar. Pense antecipadamente no local, como será o ambiente, no número de pessoas, no formato, no serviço, no estado de espírito... tudo influencia no resultado final.Depois levem em consideração três critérios:

Primeiro critério: Intensidade dos alimentos e dos vinhos. Tente seguir a ideia de vinhos leves com comidas leves e vinhos mais encorpados com pratos mais intensos.

Segundo critério: Acompanhar é diferente de harmonizar. Por exemplo: chopinho gelado é ótimo para acompanhar uma feijoada, mas sua digestão irá demorar mais de 12 horas para se completar. O que não é o ideal.

Terceiro critério: Observar os sabores, sensações e textura dos alimentos. Eles são ótimas referências no momento de escolha da bebida.

Se não tiveres ideia como escolher o vinho. Leve sempre em consideração a sugestão de culturas e povos que há séculos se dedicam a arte da enogastronomia: a regra das cores. Vinho branco combina bem com carne branca e tinto harmoniza bem com carne vermelha. Se ainda ficar em dúvida, escolha um espumante brasileiro Brut, que é um bom “coringa”.

Finalmente a regra principal, nas harmonizações o mais importante é ser feliz. Selecione o “casamento” da comida com a bebida do seu jeito, com seu estilo, e suas possibilidades.

Estas dicas são simples e fáceis para iniciar. 

 

Fonte: sobrevinho.net